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Saiba como fazer seu negócio crescer no Instagram em 2023

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Se você está criando ou começando um negócio, com certeza sabe que a presença da sua marca nas redes sociais é uma estratégia comercial e de marketing fundamental. O Instagram é uma rede social com mais de um bilhão de usuários ativos e uma das mais importantes para dar visibilidade à sua empresa.

Mas nem todos sabem como explorar o potencial do Instagram comercial. Como conquistar seguidores, criar relacionamentos e aumentar as vendas? As respostas a essas perguntas podem ser o diferencial para a sua marca. Vamos lá?

Para ajudá-lo a tirar o melhor proveito da sua conta no Instagram, vamos abordar os principais tópicos para que você tenha os melhores resultados.  Vamos aprender juntos a tirar o máximo dessa ferramenta.

Tudo começa com a criação de uma conta empresarial

O primeiro passo é criar uma conta a partir de um e-mail e de uma senha segura. Ah, claro, se você ainda não utiliza o aplicativo, baixe-o do Apple Store ou do Google Play Store. Depois de criar a conta,  tudo precisa ser bem pensado. Tudo o que você fizer a partir de agora pode impactar nos resultados esperados. 

Leia também: Entenda A Importância Do Instagram Como Rede Social

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Por isso, escolha um nome de usuário que facilite o entendimento de quem está acessando e, se você usa outras redes sociais, procure utilizar o mesmo nome para facilitar que todos encontrem seu novo perfil.

Na descrição do seu perfil, seja claro e identifique brevemente o seu negócio e inclua as hashtags que você deseja associar à sua empresa. Lembre-se que é como uma porta de entrada e será lida por todos os usuários que entrarem por ela.

Além da descrição, inclua uma foto de perfil. Muitas vezes, no Instagram para empresas, é o logotipo da marca. Pense em facilitar a identificação pelo público.

Pronto, conta criada. Vamos começar a movimentá-la!? Um primeiro passo para a anunciar sua presença na rede é começar a seguir outros perfis. Procure aqueles que influenciam o seu negócio ou segmento, seus clientes e outras organizações relevantes. Uma boa estratégia, também, é comentar fotos de outros usuários para aumentar a sua visibilidade.

Se sua empresa já tem presença em outras redes, comunique que também está no Instagram e convide para que sigam sua marca.

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Planeje as metas para seu negócio no Instagram

Antes de você começar a publicar para crescer no Instagram, é bom estabelecer claramente seus objetivos para que seus posts estejam alinhados com o que você deseja alcançar com seu perfil. Como empreendedor, você sabe que suas metas precisam ser específicas,  mensuráveis, atingíveis, relevantes e oportunas. Dentre as possibilidades, você pode definir, por exemplo: aumentar o número de vendas de seus produtos;  ampliar o tráfego para o seu site; melhorar a percepção sobre sua marca; promover a satisfação de seus clientes; atrair talentos para sua organização ou, ainda, estabelecer relacionamentos com influenciadores. Pensadas as metas, vamos aos conteúdos!

Como criar conteúdos para empresas no Instagram

Para crescer no Instagram, em primeiro lugar, abandone a ideia de que o seu perfil comercial pode funcionar do mesmo modo que a sua conta pessoal. Você vai precisar planejar a utilização, e os conteúdos esporádicos e aleatórios devem ficar reservados ao seu perfil pessoal. 

Para alcançar resultados positivos, você deve considerar quatro questões essenciais:

1. Frequência nas postagens

Ao contrário da sua rede social, em que você posta quando lhe dá vontade, na sua conta comercial você vai precisar encontrar um equilíbrio e manter a regularidade. Um equívoco muito comum é exagerar no número de postagens, achando que isso vai aumentar o alcance. Para você conseguir equilíbrio no número de postagens e manter regularidade, uma boa maneira é testar postagens em diferentes intervalos de tempo e de horários e, depois, rastrear os resultados.

Descobertos os melhores horários e dias, crie um cronograma de postagens e acompanhe o que será postado e quando.

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2. Temas atraentes para o seu público

Para manter seu perfil atraente para seu público e para auxiliá-lo no alcance de suas metas, é muito importante a utilização adequada do Instagram. Então, procure temas que sejam atraentes e procure diversificá-los. Ninguém gosta de mesmice.

3. Defina um estilo

Qual a linguagem que está melhor alinhada com o seu negócio ou produto? Ela pode ser formal, pode ser mais descolada e utilizar gírias, por exemplo. Isso depende do seu posicionamento. Pense também em quais hashtags você promove e se há um padrão de imagem seguido por suas publicações. Isso tudo define o seu estilo e ajuda a criar uma imagem da sua marca no Instagram.

4. Interação e engajamento

Relacionamento é tudo!  Interaja com seu público, responda sempre aos comentários e curta fotos de seus clientes. Siga outras contas no Instagram. Manter o seu público conectado e respondido em suas demandas é um sinal de respeito e uma das formas de ampliar o engajamento. 

Identidade sólida

O Instagram é uma rede social na qual o visual é extremamente importante. Ela foi criada para compartilhar fotos e vídeos e oferece vários recursos para isso. A sua página vai ser a sua vitrine, por isso,  é importante pensar como um vitrinista. Crie consistência visual, utilize os mesmos padrões de cores, filtros e de estilo de fotografia. Assim, você vai criando identidade visual, e o seu usuário passa a reconhecer a sua marca automaticamente, pois elas seguem o mesmo estilo.

Leia também: Como O Instagram Pode Ajudar Contadores E Outros Profissionais?

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Assim como  o cuidado que você vai ter com suas fotos, escolha conteúdos relevantes, que sejam de interesse do seu público. E, atenção, nem sempre eles precisam estar ligados diretamente ao o que sua empresa desenvolve. 

Designed by @wichayada / freepik
Designed by @wichayada / freepik

As hashtags criadas, como já mencionamos aqui no texto, são ferramentas muito exploradas no Instagram e podem ajudar o seu negócio a ganhar visibilidade. Mas, cuidado, assim como postar excessivamente  pode ser um tiro no pé, criar muitas hashtags, também. Pense naquelas que podem ajudar a identificar o seu produto e as utilize nas suas postagens e sugira que seus clientes a usem, também, quando publicarem sobre sua marca. Assim, novas pessoas e futuros seguidores poderão descobrir a sua empresa e o que você faz.

Recursos e dicas para crescer no Instagram

Se você chegou até aqui, já percebeu que planejar e definir uma estratégia para o uso do Instagram podem alavancar muito o seu negócio. Criar a sua própria identidade é o melhor caminho.  A utilização básica é simples – foto, filtro e legenda. Pronto? Bem, dá para explorar um pouco mais os recursos dessa ferramenta.

Apesar de esta rede social ser basicamente de imagens, uma legenda bem escrita é uma oportunidade de melhorar a mensagem. Texto conciso e correto é muito importante.

Numa mesma postagem, você pode colocar até dez imagens, além de explorar vídeos. A combinação entre foto e vídeo pode ser muito relevante para aumentar o engajamento do público. Diversifique e monitore os resultados.

Além do que você vai postar no seu feed (que é a sua vitrine), você pode explorar o Instagram Stories. É uma ferramenta que permite a publicação de imagens e vídeos que ficam publicados por apenas 24 horas. Nessas publicações, você pode ser mais informal e buscar uma humanização das suas postagens.

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Explorando os Stories para crescer no Instagram

Os stories do Instagram revolucionaram a maneira como os usuários utilizam a rede. Oferecem inúmeras possibilidades de promover interação com os usuários. Com os Stories, você pode:

  • Criar enquetes e quiz relacionados à marca ou produto;
  • Fazer lives de lançamentos ou webinares na ferramenta;
  • Utilizar o sticker de perguntas em suas postagens e também quando estiver ao vivo;
  • Utilizar o sticker de contagem regressiva para convidar seus usuários para algum lançamento ou promoção especial;
  • Promover conversas com seus seguidores com o sticker “bate-papo”;
  • Criar filtros personalizados de sua marca;

Para alavancar ainda mais a sua audiência no Instagram, você pode buscar a contribuição de influenciadores do seu segmento. Ao associar a sua marca a essas personalidades, a tendência é que você ganhe um maior reconhecimento. Entretanto, nem sempre o influenciador com o maior número de seguidores é a melhor alternativa. O que interessa é o engajamento, o nível de interação que ele tem com seu público.

Anúncios pagos

Para obter resultados de forma rápida, uma boa opção é o investimento em anúncios pagos. Ao utilizar essa estratégia, sua postagem pode alcançar pessoas que não seguem o seu perfil. Se o seu objetivo é aumentar o conhecimento de sua marca ou obter mais visitas ao seu site, por exemplo, os anúncios pagos podem ser uma ótima solução. Mas, mais uma vez, fica o alerta para o equilíbrio. Não desembolse o seu investimento todo de uma vez. Frequência e regularidade também são importantes.

E como avaliar se o Instagram é útil para o meu negócio?

Ao criar uma conta comercial no Instagram, o aplicativo permite o acesso ao Instagram Insights, que dá acesso a métricas importantes.  Com elas, você poderá mensurar e ajustar a sua estratégia, se for o caso.

Leia também: Instagram Anuncia Nova Ferramenta Para Quem Teve Conta Hackeada

Você terá acesso:

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  • Alcance de publicações – representa o número de usuários que suas publicações atingiram na última semana;
  • Impressões –  número geral de quantas vezes os usuários visualizaram algum dos seus conteúdos na última semana;
  • Visualizações do perfil – número de vezes que o seu perfil foi visualizado/visitado na última semana;
  • Cliques no site – contabiliza o número de cliques que o link disposto abaixo da bio recebeu (normalmente o site da sua empresa).

Além dessas métricas, você também terá acesso a informações sobre o seu público, como porcentagem entre homens e mulheres, faixa etária, localização, dias da semana e horários que seus seguidores ficam mais tempo on-line e quantos usuários começaram ou deixaram de seguir o seu perfil, entre outros. Bacana, né? Monitorando bem, você pode ser muito certeiro nas suas postagens e alavancar grandes resultados.

Além disso, a conta comercial vai te oferecer métricas específicas para você mensurar as publicações do seu feed e dos seus stories. Com tudo isso, você pode comparar as publicações que deram mais resultado e focar em ampliar ainda mais a sua meta.

Agora que você já sabe tudo sobre como alavancar seu negócio no Instagram, conta com a gente para cuidar da contabilidade.

Fonte: Contabilizei

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Hora Extra: Quem Pode Fazer e Quais as Regras?

Veja se qualquer profissão oferece essa possibilidade

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Seja por conta da alta demanda de trabalho, erros na gestão de tempo ou até mesmo pela vontade dos funcionários em complementar a renda, as horas extras são muito comuns nas empresas. E elas são asseguradas por lei, mas existem regras para isso.

A hora extra é um recurso que a empresa e o trabalhador possuem para possibilitar a extensão esporádica da jornada de trabalho. Algumas empresas tratam esse tema como regra, e outras proíbem totalmente por receio do descontrole financeiro sobre a folha de pagamento. 

Tanto a Constituição Federal quanto às Leis trabalhistas garantem o direito ao empregado, no entanto existem regras e modalidades, bem como o tipo de regime de trabalho e até mesmo características específicas de cada turno. 

Essas diferenças precisam ser de pleno conhecimento do departamento de recursos humanos para auxiliar a empresa e seus funcionários.

Mas toda profissão tem a liberdade de fazer isso? Sim, de modo geral, todo trabalhador possui direito a hora extra. Como seu próprio nome diz, a hora extra, é o tempo trabalhado além da jornada normal de trabalho.

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Conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada normal de trabalho tem uma duração máxima de oito horas diárias, respeitando o limite de 44 horas por semana.

No entanto, apesar de ser um direito da maioria dos trabalhadores, é um equívoco acreditar que todo profissional pode fazer hora extra.

Nesse sentido, é importante esclarecer que existem sim alguns trabalhadores que não possuem direito às horas extras, e é sobre eles que falaremos a partir de agora!

O que é a hora extra?

A hora extra se refere ao tempo adicional que um funcionário trabalha além da sua carga horária diária, estabelecida em seu contrato de trabalho. Ou seja, sempre que a jornada diária do colaborador for ultrapassada, ele terá direito de receber horas extras.

Conforme expresso no artigo 58 da CLT, a jornada de trabalho normal deve ter no máximo, 8 horas diárias e 44 horas semanais. Vale lembrar que existem exceções, mas essa é a carga horária mais comum.

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Outra questão importante é que a legislação determina que o máximo de tempo que um trabalhador pode cumprir de hora extra são duas horas diárias.

A CLT define, ainda, que o empregador deve pagar um valor adicional por essa hora extra trabalhada. Esse valor, em regra normalmente, corresponde ao valor da hora normal de trabalho acrescido de 50%.

Leia também:

Limite de horas extras por dia

O limite diário de horas extras são 2 horas e não importa o regime de trabalho. Ou seja, se a jornada de um funcionário for de 8 horas, ele poderá somar, no máximo, 10 horas de trabalho. Se forem 6 horas, ele poderá cumprir 8 horas.

Todavia, existem algumas exceções a essa regra. No caso de serviços inadiáveis, aqueles que precisam ser concluídos na mesma jornada de trabalho, sob pena de prejuízos ao empregador, por exemplo, a empresa pode solicitar que o colaborador cumpra até 4 horas extras naquele dia.

Quais trabalhadores não têm direito a hora extra?

É importante esclarecer que mesmo sendo direito da maioria dos trabalhadores, alguns profissionais não possuem direito a hora extra.

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Nessa regra de trabalhadores que não possuem direito a hora extra, estão os profissionais onde não é possível fixar um horário de trabalho específico. Por exemplo, os vendedores externos.

A regra das horas extras, também costumam não valer para os profissionais que atuam em cargos superiores, como gerentes, diretores ou chefes de departamento.

Essa situação também se estende aos profissionais com cargos hierárquicos mais altos como gestores, coordenadores ou até mesmo da direção, tendo em vista que para esses trabalhadores o regime pode ser diferenciado para cada empresa.

Uma outra situação que merece atenção está relacionada aos trabalhadores em cargos que possuem jornada de trabalho parcial, que normalmente não pode fazer hora extra, dependendo do regime de contratação e do contrato de trabalho.

Outra circunstância em que não se permite a hora extra é no caso de estagiários. O estagiário também não pode ultrapassar 30 horas de trabalho semanal. Caso ocorra com frequência, a empresa poderá sofrer com ação judicial por descumprir a Lei nº 11.788/08, mais conhecida como a Lei do Estágio.

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Veja as mudanças na ficha de “outros bens” e direitos do IR 2025

Em 2025, a Receita Federal ajustou e incluiu alguns itens a fim de dar maior transparência nas declarações

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Com o prazo de entrega das Declarações de Imposto de Renda definido para 17 de março até 30 de maio, o contribuinte deve se preparar para o envio das declarações.

Todavia, a cada ano há sempre algumas alterações e este ano não foi diferente. A Receita Federal anunciou mudanças na ficha de bens e direitos para a declaração deste ano. As atualizações visam tornar a prestação de contas mais transparente possível.

Veja a seguir o que muda na ficha de “outros bens” para não errar na hora de preencher.

O que mudou na ficha de “outros bens” e direitos no IR 2025

Toda atenção na hora do preenchimento nas fichas de bens classificados em ‘outros bens’. Veja o que alterou:

  • Foram criados 6 novos códigos para bens (holding, garagem, leasing…);
  • 13 bens tiveram o nome ajustado para facilitar o entendimento;
  • Foram extintos 3 códigos de bens e direitos;
  • 11 bens passaram a ser exclusivos no Brasil – não pode exterior.

Além disso, houve a exclusão dos seguintes campos na ficha de declaração do IR:

  • Título de eleitor;
  • Consulado/embaixada (quando residente no exterior);
  • Número do recibo da declaração anterior (quando declaração online).

Leia também:

Quem precisa declarar Imposto de Renda 2025?

  • Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 no ano de 2024, como salários, aposentadorias, pensões e aluguéis;
  • Teve receita bruta anual de atividade rural superior a R$ 169.440 ou deseja compensar prejuízos de anos anteriores com a atividade;
  • Possuía bens e direitos acima de R$ 800 mil em 31 de dezembro de 2024, incluindo imóveis, veículos, investimentos e outros patrimônios;
  • Passou a residir no Brasil em 2024 e permaneceu nessa condição até o final do ano;
  • Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil, como indenizações trabalhistas, doações e rendimentos de caderneta de poupança;
  • Obteve ganho de capital  na venda de bens ou direitos sujeitos à incidência do Imposto de Renda, como imóveis e veículos vendidos com lucro;
  • Realizou operações na Bolsa de Valores com movimentação acima de R$ 40 mil ou teve lucro sujeito à tributação;
  • Optou pela isenção do IR na venda de imóveis residenciais, ao usar o valor da venda para comprar outro imóvel no Brasil dentro do prazo de 180 dias;
  • Declarou bens, direitos e obrigações de uma entidade controlada no exterior, como se fossem de sua titularidade direta;
  • É titular de um trust ou contratos similares regidos por leis estrangeiras;
  • Atualizou o valor de mercado de bens e direitos no exterior, conforme a legislação vigente;
  • Recebeu rendimentos no exterior, como lucros, dividendos e aplicações financeiras;
  • Pagou imposto sobre atualização de bens imóveis em dezembro de 2024.

O que acontece se não declarar Imposto de renda?

Quem tiver a obrigação de declarar e não enviar a documentação dentro do prazo estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido, com acréscimo de juros conforme a taxa Selic.

Por esse motivo, é importante ficar atento ao cronograma e organizar os documentos para evitar problemas com o Fisco.

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Preparação para o IRPF 2025: como evitar erros e maximizar benefícios

Visão do especialista, Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

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Com a proximidade do período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, os contribuintes devem se preparar para evitar problemas e, se possível, garantir a restituição o quanto antes. A Receita Federal ainda divulgará as regras oficiais na primeira quinzena de março, mas algumas diretrizes gerais já podem ser observadas para facilitar o processo.

Planejamento e Organização

A organização antecipada da documentação é fundamental para evitar erros e atrasos. Empresas e instituições financeiras já disponibilizaram os informes de rendimento, e os aposentados e pensionistas do INSS podem acessá-los pelo site Meu INSS. Além disso, documentos como recibos de despesas médicas, comprovantes de compra e venda de bens e informes de investimentos devem ser reunidos o quanto antes.
 

Outro ponto importante é manter uma cópia da declaração do ano anterior, que pode agilizar o preenchimento e reduzir as chances de inconsistências. A falta de organização pode levar à omissão de informações, um dos principais motivos para a retenção na malha fiscal.
 

Quem Deve Declarar?

Enquanto os valores oficiais para 2025 ainda não foram divulgados, as regras devem seguir parâmetros semelhantes ao ano anterior. Devem prestar contas ao Fisco aqueles que, em 2024, tiveram:

  • Rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90;
  • Rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200.000,00;
  • Ganho de capital na venda de bens;
  • Operações em bolsa de valores acima de R$ 40.000,00;
  • Bens e direitos superiores a R$ 800.000,00;
  • Receita bruta de atividade rural acima de R$ 153.199,50;
  • Mudança de residência para o Brasil.

Vantagens da Declaração Pré-Preenchida

A declaração pré-preenchida, acessível por meio de conta gov.br de nível prata ou ouro, facilita o processo, reduzindo erros e garantindo maior agilidade. Em 2024, 41% dos contribuintes utilizaram essa ferramenta, que também concede prioridade na restituição. No entanto, é fundamental revisar as informações antes do envio.
 

Malha Fiscal: Principais Motivos de Retenção 

Em 2024, 3,2% das declarações ficaram retidas na malha fiscal. As principais razões foram:

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  • Deduções indevidas (57,4%), com destaque para despesas médicas (51,6%);
  • Omissão de rendimentos (27,8%).

Portanto, atenção especial deve ser dada às deduções, respeitando os limites estabelecidos: R$ 2.275,08 por dependente e R$ 3.561,50 para educação.
 

Prazo e Prioridade na Restituição

A expectativa é que a entrega da declaração inicie em 17 de março e siga até 31 de maio. Quem entrega mais cedo tem maiores chances de receber a restituição nos primeiros lotes, mas há regras de priorização:

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Idosos acima de 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Quem optar pela declaração pré-preenchida e restituição via PIX.

Evite Multas e Problemas Fiscais

Atrasar a entrega pode gerar multas de 1% a 20% do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74. Além disso, inconsistências podem levar ao bloqueio do CPF e problemas na regularidade fiscal.
 

A preparação antecipada permite ao contribuinte não apenas evitar erros e penalidades, mas também maximizar os benefícios fiscais. Com organização, uso da declaração pré-preenchida e atenção às deduções permitidas, é possível garantir uma declaração mais segura e tranquila. O planejamento financeiro e fiscal é essencial para um bom relacionamento com o Fisco e para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
 Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)


*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

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