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Regime de competência: Entenda o que é e seus pós e contras

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O regime de competência é um dos regimes contábeis mais utilizados por empresas de todo o país. Ele facilita o entendimento dos lucros e prejuízos da empresa e é o mais recomendado para negócios que buscam investidores.

regime contábil que você escolhe usar pode determinar qual lucro você mostrará ter em um determinado ano.

Isso afeta diretamente o imposto de renda do seu negócio, e pode afetar se você é capaz de obter um empréstimo ou levantar investimentos.

Ao contrário de outras escolhas fiscais ou contábeis, você não pode escolher o que é melhor de ano para ano — você tem que fazer uma escolha e ficar com ela a longo prazo.

regime de competência é um dos regimes que mais geram dúvidas e, por isso, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse regime hoje mesmo.

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Ficou interessado? Então continue a leitura.

O que é o regime de competência?

regime de competência é um método de contabilidade em tempo real que funciona com base no fato de que uma empresa receberá dinheiro por um produto ou serviço em algum momento.

A empresa registra a venda no ponto da transação, mesmo se a transação foi feita usando um cartão de crédito ou método de pagamento diferido.

Com o regime de competência, as transações são registradas conforme são acordadas em vez de quando são concluídas.

Dessa forma, a empresa pode registrar receitas ou despesas mesmo antes do final do período contábil.

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Para realizar o regime de competência é preciso, evidentemente, fazer o controle de contas a pagar e a receber da empresa. Vamos entender como isso funciona no regime de competência:

  • Controle de entradas/contas a receber

No regime de competência, as entradas são registradas no momento em que a transação é feita (quando o contrato é assinado, o pedido de mercadoria é oficializado, etc.), independente de quando o dinheiro de fato entrará na conta da empresa.

Isso significa que, mesmo que o pagamento só seja realizado no mês seguinte, o valor será contato no mês anterior.

  • Contas de saídas/contas a pagar

Essa lógica também é válida para o controle de contas a pagar da empresa. Isso quer dizer que se algum pedido for feito e pago no cartão de crédito, por exemplo, esse valor será registrado na data de transação.

Esse tipo de regime dificulta a visão real de quanto dinheiro a empresa tem de fato em caixa, no entanto, ele é mais realista em relação aos resultados da empresa.

Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) — uma das mais importantes demonstrações financeiras de uma empresa — é obrigatório por lei no Brasil e é redigido através do regime de competências.

Por isso, mesmo que uma empresa não utilize esse regime como seu principal método de registro, ao final do ano precisará fazer este relatório.

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Se sua empresa utiliza o regime de caixa, é provável que faça um Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC), outro relatório muito utilizado na gestão financeira, mas que não é obrigatório por lei.

Qual é a diferença entre regime de competência e regime de caixa?

Seu regime de registro determina quando as transações devem ser relatadas em suas demonstrações financeiras.

regime de caixa é nomeado dessa forma porque você registra uma transação quando recebe o caixa referente a ela.

No regime de competência, você informa suas receitas e despesas acumuladas quando elas foram recebidas ou incorridas, independentemente de quando o caixa muda de mãos.

Por exemplo, digamos que você assine um contrato no dia 15 de dezembro e o cliente pague R$ 500 no dia 15 de janeiro, conforme combinado.

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No regime de caixa, os R$ 500 são registrados como receita no dia 15 de janeiro e, se o ano fiscal seguir o ano civil, serão cobrados os impostos do ano novo.

No regime de competência, os R$ 500 são registrados em 15 de dezembro e são tributados no ano anterior, mesmo que você não tenha recebido o caixa até o novo ano.

Quais são as vantagens e desvantagens de cada regime?

A coisa mais importante a entender é que o regime de registro (ou regime contábil) escolhido não afeta quanto caixa você ganha ou perde. Ele só afeta quando você registra uma transação.

Embora seus impostos possam ser levemente afetados, dependendo da faixa de impostos, se o regime escolhido aumentou ou diminuiu seus impostos em um ano, essa diferença será geralmente compensada no próximo ano.

Regime de caixa

A principal vantagem do regime de caixa é a simplicidade.

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Você pode simplesmente olhar para o seu talão de cheques e recibos de vendas para somar seus lucros e perdas. Você também sabe exatamente quanto caixa tem a qualquer momento.

A desvantagem é que quando você recebe ou envia caixa pode não refletir com precisão quando você realmente ganhou ou gastou, uma vez que esse dinheiro pode ainda não ter sido recebido.

Regime de competência

A principal vantagem do regime de competência é suavizar seus lucros e perdas.

Quando você faz ou recebe um pagamento grande por algo que aconteceu durante um período de vários meses, o regime de competência divide a transação nesses meses.

A desvantagem do regime de competência é o trabalho extra para descobrir como todas as suas transações devem ser registradas em seus livros.

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Você também precisa manter declarações de fluxo de caixa separadas para saber quanto caixa você tem em mãos a qualquer momento.

Como escolher entre regime de competência e regime de caixa

Você é geralmente livre para escolher um dos regimes por qualquer motivo que acredite ser o melhor para a sua empresa.

Muitas pequenas empresas usam regime de caixa por ser mais simples.

Se você deseja levantar fundos, os investidores externos preferem ver os livros usando o regime de competências para que possam visualizar o quadro geral das finanças da empresa.

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Vale lembrar que a apresentação do DRE é obrigatória por lei, o que significa que, mesmo que uma empresa opte pelo regime de caixa, precisará fazer este relatório através do regime de competência.

Também é preciso dizer que as empresas não podem alterar livremente seus regimes contábeis para evitar que usem as alterações para evitar impostos.

Dica: Atenção você contador ou estudante de contabilidade, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.

Tudo que você precisa saber para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda. Quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade!

Conteúdo por Natália Lima via Keruak

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Hora Extra: Quem Pode Fazer e Quais as Regras?

Veja se qualquer profissão oferece essa possibilidade

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Seja por conta da alta demanda de trabalho, erros na gestão de tempo ou até mesmo pela vontade dos funcionários em complementar a renda, as horas extras são muito comuns nas empresas. E elas são asseguradas por lei, mas existem regras para isso.

A hora extra é um recurso que a empresa e o trabalhador possuem para possibilitar a extensão esporádica da jornada de trabalho. Algumas empresas tratam esse tema como regra, e outras proíbem totalmente por receio do descontrole financeiro sobre a folha de pagamento. 

Tanto a Constituição Federal quanto às Leis trabalhistas garantem o direito ao empregado, no entanto existem regras e modalidades, bem como o tipo de regime de trabalho e até mesmo características específicas de cada turno. 

Essas diferenças precisam ser de pleno conhecimento do departamento de recursos humanos para auxiliar a empresa e seus funcionários.

Mas toda profissão tem a liberdade de fazer isso? Sim, de modo geral, todo trabalhador possui direito a hora extra. Como seu próprio nome diz, a hora extra, é o tempo trabalhado além da jornada normal de trabalho.

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Conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada normal de trabalho tem uma duração máxima de oito horas diárias, respeitando o limite de 44 horas por semana.

No entanto, apesar de ser um direito da maioria dos trabalhadores, é um equívoco acreditar que todo profissional pode fazer hora extra.

Nesse sentido, é importante esclarecer que existem sim alguns trabalhadores que não possuem direito às horas extras, e é sobre eles que falaremos a partir de agora!

O que é a hora extra?

A hora extra se refere ao tempo adicional que um funcionário trabalha além da sua carga horária diária, estabelecida em seu contrato de trabalho. Ou seja, sempre que a jornada diária do colaborador for ultrapassada, ele terá direito de receber horas extras.

Conforme expresso no artigo 58 da CLT, a jornada de trabalho normal deve ter no máximo, 8 horas diárias e 44 horas semanais. Vale lembrar que existem exceções, mas essa é a carga horária mais comum.

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Outra questão importante é que a legislação determina que o máximo de tempo que um trabalhador pode cumprir de hora extra são duas horas diárias.

A CLT define, ainda, que o empregador deve pagar um valor adicional por essa hora extra trabalhada. Esse valor, em regra normalmente, corresponde ao valor da hora normal de trabalho acrescido de 50%.

Leia também:

Limite de horas extras por dia

O limite diário de horas extras são 2 horas e não importa o regime de trabalho. Ou seja, se a jornada de um funcionário for de 8 horas, ele poderá somar, no máximo, 10 horas de trabalho. Se forem 6 horas, ele poderá cumprir 8 horas.

Todavia, existem algumas exceções a essa regra. No caso de serviços inadiáveis, aqueles que precisam ser concluídos na mesma jornada de trabalho, sob pena de prejuízos ao empregador, por exemplo, a empresa pode solicitar que o colaborador cumpra até 4 horas extras naquele dia.

Quais trabalhadores não têm direito a hora extra?

É importante esclarecer que mesmo sendo direito da maioria dos trabalhadores, alguns profissionais não possuem direito a hora extra.

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Nessa regra de trabalhadores que não possuem direito a hora extra, estão os profissionais onde não é possível fixar um horário de trabalho específico. Por exemplo, os vendedores externos.

A regra das horas extras, também costumam não valer para os profissionais que atuam em cargos superiores, como gerentes, diretores ou chefes de departamento.

Essa situação também se estende aos profissionais com cargos hierárquicos mais altos como gestores, coordenadores ou até mesmo da direção, tendo em vista que para esses trabalhadores o regime pode ser diferenciado para cada empresa.

Uma outra situação que merece atenção está relacionada aos trabalhadores em cargos que possuem jornada de trabalho parcial, que normalmente não pode fazer hora extra, dependendo do regime de contratação e do contrato de trabalho.

Outra circunstância em que não se permite a hora extra é no caso de estagiários. O estagiário também não pode ultrapassar 30 horas de trabalho semanal. Caso ocorra com frequência, a empresa poderá sofrer com ação judicial por descumprir a Lei nº 11.788/08, mais conhecida como a Lei do Estágio.

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Veja as mudanças na ficha de “outros bens” e direitos do IR 2025

Em 2025, a Receita Federal ajustou e incluiu alguns itens a fim de dar maior transparência nas declarações

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Com o prazo de entrega das Declarações de Imposto de Renda definido para 17 de março até 30 de maio, o contribuinte deve se preparar para o envio das declarações.

Todavia, a cada ano há sempre algumas alterações e este ano não foi diferente. A Receita Federal anunciou mudanças na ficha de bens e direitos para a declaração deste ano. As atualizações visam tornar a prestação de contas mais transparente possível.

Veja a seguir o que muda na ficha de “outros bens” para não errar na hora de preencher.

O que mudou na ficha de “outros bens” e direitos no IR 2025

Toda atenção na hora do preenchimento nas fichas de bens classificados em ‘outros bens’. Veja o que alterou:

  • Foram criados 6 novos códigos para bens (holding, garagem, leasing…);
  • 13 bens tiveram o nome ajustado para facilitar o entendimento;
  • Foram extintos 3 códigos de bens e direitos;
  • 11 bens passaram a ser exclusivos no Brasil – não pode exterior.

Além disso, houve a exclusão dos seguintes campos na ficha de declaração do IR:

  • Título de eleitor;
  • Consulado/embaixada (quando residente no exterior);
  • Número do recibo da declaração anterior (quando declaração online).

Leia também:

Quem precisa declarar Imposto de Renda 2025?

  • Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 no ano de 2024, como salários, aposentadorias, pensões e aluguéis;
  • Teve receita bruta anual de atividade rural superior a R$ 169.440 ou deseja compensar prejuízos de anos anteriores com a atividade;
  • Possuía bens e direitos acima de R$ 800 mil em 31 de dezembro de 2024, incluindo imóveis, veículos, investimentos e outros patrimônios;
  • Passou a residir no Brasil em 2024 e permaneceu nessa condição até o final do ano;
  • Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil, como indenizações trabalhistas, doações e rendimentos de caderneta de poupança;
  • Obteve ganho de capital  na venda de bens ou direitos sujeitos à incidência do Imposto de Renda, como imóveis e veículos vendidos com lucro;
  • Realizou operações na Bolsa de Valores com movimentação acima de R$ 40 mil ou teve lucro sujeito à tributação;
  • Optou pela isenção do IR na venda de imóveis residenciais, ao usar o valor da venda para comprar outro imóvel no Brasil dentro do prazo de 180 dias;
  • Declarou bens, direitos e obrigações de uma entidade controlada no exterior, como se fossem de sua titularidade direta;
  • É titular de um trust ou contratos similares regidos por leis estrangeiras;
  • Atualizou o valor de mercado de bens e direitos no exterior, conforme a legislação vigente;
  • Recebeu rendimentos no exterior, como lucros, dividendos e aplicações financeiras;
  • Pagou imposto sobre atualização de bens imóveis em dezembro de 2024.

O que acontece se não declarar Imposto de renda?

Quem tiver a obrigação de declarar e não enviar a documentação dentro do prazo estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido, com acréscimo de juros conforme a taxa Selic.

Por esse motivo, é importante ficar atento ao cronograma e organizar os documentos para evitar problemas com o Fisco.

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Preparação para o IRPF 2025: como evitar erros e maximizar benefícios

Visão do especialista, Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

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Com a proximidade do período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, os contribuintes devem se preparar para evitar problemas e, se possível, garantir a restituição o quanto antes. A Receita Federal ainda divulgará as regras oficiais na primeira quinzena de março, mas algumas diretrizes gerais já podem ser observadas para facilitar o processo.

Planejamento e Organização

A organização antecipada da documentação é fundamental para evitar erros e atrasos. Empresas e instituições financeiras já disponibilizaram os informes de rendimento, e os aposentados e pensionistas do INSS podem acessá-los pelo site Meu INSS. Além disso, documentos como recibos de despesas médicas, comprovantes de compra e venda de bens e informes de investimentos devem ser reunidos o quanto antes.
 

Outro ponto importante é manter uma cópia da declaração do ano anterior, que pode agilizar o preenchimento e reduzir as chances de inconsistências. A falta de organização pode levar à omissão de informações, um dos principais motivos para a retenção na malha fiscal.
 

Quem Deve Declarar?

Enquanto os valores oficiais para 2025 ainda não foram divulgados, as regras devem seguir parâmetros semelhantes ao ano anterior. Devem prestar contas ao Fisco aqueles que, em 2024, tiveram:

  • Rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90;
  • Rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200.000,00;
  • Ganho de capital na venda de bens;
  • Operações em bolsa de valores acima de R$ 40.000,00;
  • Bens e direitos superiores a R$ 800.000,00;
  • Receita bruta de atividade rural acima de R$ 153.199,50;
  • Mudança de residência para o Brasil.

Vantagens da Declaração Pré-Preenchida

A declaração pré-preenchida, acessível por meio de conta gov.br de nível prata ou ouro, facilita o processo, reduzindo erros e garantindo maior agilidade. Em 2024, 41% dos contribuintes utilizaram essa ferramenta, que também concede prioridade na restituição. No entanto, é fundamental revisar as informações antes do envio.
 

Malha Fiscal: Principais Motivos de Retenção 

Em 2024, 3,2% das declarações ficaram retidas na malha fiscal. As principais razões foram:

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  • Deduções indevidas (57,4%), com destaque para despesas médicas (51,6%);
  • Omissão de rendimentos (27,8%).

Portanto, atenção especial deve ser dada às deduções, respeitando os limites estabelecidos: R$ 2.275,08 por dependente e R$ 3.561,50 para educação.
 

Prazo e Prioridade na Restituição

A expectativa é que a entrega da declaração inicie em 17 de março e siga até 31 de maio. Quem entrega mais cedo tem maiores chances de receber a restituição nos primeiros lotes, mas há regras de priorização:

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Idosos acima de 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Quem optar pela declaração pré-preenchida e restituição via PIX.

Evite Multas e Problemas Fiscais

Atrasar a entrega pode gerar multas de 1% a 20% do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74. Além disso, inconsistências podem levar ao bloqueio do CPF e problemas na regularidade fiscal.
 

A preparação antecipada permite ao contribuinte não apenas evitar erros e penalidades, mas também maximizar os benefícios fiscais. Com organização, uso da declaração pré-preenchida e atenção às deduções permitidas, é possível garantir uma declaração mais segura e tranquila. O planejamento financeiro e fiscal é essencial para um bom relacionamento com o Fisco e para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
 Murillo Torelli, professor de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)


*O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi eleita como a melhor instituição de educação privada do Estado de São Paulo em 2023, de acordo com o Ranking Universitário Folha 2023 (RUF). Segundo o ranking QS Latin America & The Caribbean Ranking, o Guia da Faculdade Quero Educação e Estadão, é também reconhecida entre as melhores instituições de ensino da América do Sul. Com mais de 70 anos, a UPM possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pela UPM contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

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