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Reforma Tributária: incertezas e adaptações impactam empresários após mudanças

Com a aprovação da Reforma Tributária, empresários brasileiros que atuam em diversos setores, como serviços, e-commerce e negócios digitais, enfrentam um período de incertezas e adaptações. O que deveria constar como simplificação do sistema tributário, dada a unificação de impostos com o IVA dual, dividido em IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), levanta preocupações sobre o aumento da carga fiscal desses setores específicos, especialmente aqueles que operam com margens de lucro mais reduzidas.
Impactos da unificação de impostos
A consolidação de tributos no IVA promete simplificação administrativa e maior transparência no sistema tributário brasileiro. Entretanto, seu impacto pode ser positivo ou negativo entre os principais setores do mercado brasileiro.
Empresas de serviços, por exemplo, que anteriormente se beneficiavam de alíquotas mais baixas, entre 10% a 15%, devem pagar, a partir de então, entre 25% a 30%, um aumento significativo na carga tributária efetiva, devido a unificação da alíquota.
Nesse novo contexto, a adaptação às novas diretrizes da reforma tributária pode elevar os custos operacionais e reduzir ainda mais as margens de lucro das empresas desse setor, representando um aumento aproximado de 66% a 200% na carga tributária, se o IVA for unificado em 28%, por exemplo.
Além disso, empresas de e-commerce e negócios digitais devem se adaptar a novas exigências fiscais relacionadas à aplicação do IVA em transações interestaduais e internacionais. Isso pode significar um custo adicional aplicado no local do consumidor final, o que exige que as empresas estrangeiras registrem e recolham o imposto no Brasil.
Dessa maneira, ajustar os sistemas de gestão para atender às novas regras deve gerar custos adicionais e aumentar a complexidade operacional, já que nem sempre será possível repassar os custos adicionais dos impostos ao consumidor final.
Empresas que operam com margens estreitas também enfrentarão desafios significativos. Startups e empresas de tecnologia, que dependem de modelos ágeis para crescimento acelerado, poderão ver seus recursos para inovação e expansão reduzidos, devido às novas exigências fiscais.
As novas regras para negócios digitais
A reforma tributária também trouxe mudanças importantes para operações online e transações digitais. Entre elas está a ampliação da incidência de tributos sobre vendas realizadas por marketplaces e plataformas digitais. Empresas que realizam vendas internacionais devem se preparar para maior fiscalização e adaptação às obrigações fiscais locais. Essas mudanças também elevarão os custos operacionais, tanto para as plataformas, quanto para seus vendedores.
Empresas de serviços digitais, como assinaturas de software ou streaming, devem ficar atentos ao possível aumento na carga tributária, o que, consequentemente, impactará os preços para o consumidor final e reduzirá a competitividade de empresas brasileiras frente à concorrentes internacionais.
Outra mudança relevante diz respeito às remessas internacionais de pagamentos. Startups e empresas digitais que dependem de receitas globais podem enfrentar desafios adicionais relacionados à gestão fiscal mais detalhada dessas operações.
Minimize os efeitos da Reforma e blinde os seus negócios
Tendo em vista esse novo ambiente fiscal, a internacionalização de negócios, através de estruturas offshore, tem se destacado como uma alternativa eficaz, devido às vantagens que essas estruturas oferecem em termos de menor tributação, flexibilidade e proteção patrimonial.
Com as mudanças promovidas pela reforma e o aumento da tributação sobre lucros distribuídos no Brasil, empresários têm visto a estruturação internacional como uma estratégia que lhes permitem otimizar impostos, aumentar a competitividade e manter mais recursos disponíveis para reinvestimento ou expansão de suas empresas, blindando-as dos principais desafios promovidos pela Reforma Tributária.
“Com a Reforma Tributária redesenhando o cenário empresarial, alternativas como a estruturação offshore são indispensáveis para empresários que desejam se proteger e prosperar no mercado atual e futuro”, afirmou Giovane Telli, Advogado internacional de empresas offshore e CEO da TelliCoJus.
A TelliCoJus, referência em estruturação de negócios offshore e blindagem patrimonial, atua com soluções estratégicas que podem ser utilizadas para mitigar os impactos da Reforma Tributária. Inúmeros empresários já encontraram nessa solução uma saída para os crescentes desafios promovidos pela implementação das recentes mudanças tributárias no Brasil.
“Para além da redução tributária, com alíquotas significativamente inferiores às do Brasil, a estruturação offshore promove segurança jurídica e econômica para donos de negócios que desejam operar com estabilidade em mercados internacionais”, afirma o representante da companhia, que atua com mais de 50 países e é especialista em soluções para negócios digitais.
E completa: “Em outras palavras, além da economia tributária, as estruturas offshore garantem blindagem contra medidas arbitrárias, proteção patrimonial e acesso a moedas fortes, como dólar e euro. Esses recursos são fundamentais para empresários que desejam proteger seus negócios de instabilidades e inseguranças no sistema econômico brasileiro, finalizou”.
Reconhecida por oferecer um atendimento personalizado e altamente qualificado, a TelliCoJus conta com uma equipe multilíngue fluente em 11 idiomas e especializada em Web3 e DeFi. Com uma atuação integrada, proporciona aos clientes acesso estratégico às melhores jurisdições e sistemas financeiros globais, assegurando liberdade, segurança e soluções sob medida para impulsionar seus negócios.
Para saber mais sobre a atuação da TelliCoJus, acesse: https://tellicojus.com/
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INSS alerta sobre mudança nos benefícios previdenciários
O INSS publicou uma nota informando os segurados sobre uma mudança no recebimento dos benefícios previdenciários.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou uma nota nesta sexta-feira (14) informando os segurados sobre um ponto importante do recebimento de benefícios previdenciários que mudou a partir de hoje.
O órgão informou que um menor sob guarda é equiparado a filho para fins de recebimento de benefícios previdenciários e deu mais explicações sobre a alteração que pode causar muitas dúvidas.
Portanto, em caso de morte de um segurado, caso algum menor de idade que esteja sob a guarda do segurado, ele terá direito o mesmo direitos de um filho, é o que determina a Lei n.º 15.108 de 2025.
A mudança no INSS
Com a publicação da nova lei no Diário Oficial da União, o § 2.º do art. 16 da Lei n.º 8.213 foi alterado, agora o menor sob guarda judicial será equiparado ao filho, mediante declaração do segurado e desde que não possua condições suficientes para o próprio sustento e educação.
Portanto, a nova regra permite que isso aconteça para fornecer amparo financeiro para o sustento do menor na condição de dependente financeiro, caso o responsável seja preso ou venha a óbito.
A partir de hoje (14/03), o enteado, o menor tutelado e o menor sob guarda judicial são equiparados aos filhos, “mediante declaração do segurado e desde que não possuam condições suficientes para o próprio sustento e educação”.
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Mais detalhes
A legislação em vigor classifica os dependentes do segurado do INSS e dá prioridade para os que integram a 1ª classe, que são: cônjuge, a(o) companheira(o), e o filho menor de 21 anos ou maior inválido.
Os dependentes de um segurado do INSS podem ter direito a recebimento de alguns benefícios em determinadas situações, os mais conhecidos são a pensão por morte e auxílio-reclusão.
É importante estar sempre atento às mudanças na legislação, principalmente quando envolvem benefícios do INSS, afinal, essas alterações impactam a vida de milhões de brasileiros.
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Destaque
MEI, aprenda de maneira simples e fácil como enviar a sua declaração!
Aprenda de maneira simples como transmitir a sua Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI).

Se você é Microempreendedor Individual (MEI), é preciso se atentar às suas obrigações mensais e anuais para evitar multas e permanecer nesse modelo empresarial, aproveitando todas as vantagens oferecidas.
Além disso, deixar de cumprir seus deveres como MEI pode fazer com que você tenha que pagar multas e outros encargos por conta do atraso, por este motivo é extremamente importante ter compromisso com o seu negócio.
No artigo de hoje vamos te ensinar, de maneira simples e fácil, como transmitir a sua Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI).
As obrigações mensais do Microempreendedor Individual
O MEI que não possui empregado, tem poucas obrigações e pode aproveitar todas as vantagens oferecidas para esse modelo especial de empresa, como uma carga tributária extremamente baixa, linhas de crédito exclusivas, benefícios previdenciários (aposentadorias, auxílios e pensão), entre outros.
Portanto, é extremamente importante se atentar ao cumprimento das suas obrigações mensais:
Pagamento do DAS: o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) deve ser feito mensalmente todo dia 20 de cada mês. Por meio do pagamento do DAS, o MEI quita seus tributos e paga a sua contribuição previdenciária.
Relatório Mensal de Receitas Brutas: essa é uma obrigação que não precisa ser enviada para ninguém, mas deve ser preenchida com a sua receita bruta mensal até o dia 20 do mês seguinte às vendas ou prestações de serviços. Este documento deve ser arquivado, com as notas fiscais de compras e vendas, por no mínimo de 5 anos. (confira aqui o modelo do relatório de mais informações).
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Aprenda como enviar a sua declaração anual do MEI
Na DASN-SIMEI o empreendedor deve informar se teve algum funcionário de carteira assinada e a receita bruta anual do ano-calendário, é um procedimento bastante simples. Antes de transmitir a sua declaração em 2025, reúna todo seu faturamento do ano-base (2024), o prazo de envio termina no final de março.
Confira abaixo como enviar a sua declaração anual do MEI:
- Acesse o site do Simples Nacional na aba DASN-Simei (acesse aqui) e preencha seu CNPJ;
- Preenchas as informações solicitadas
- Realize a transmissão e faça download do recibo.

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Imposto de Renda: como obter o informe de rendimentos do INSS?
Se você é aposentado, pensionista ou recebe auxílio do INSS, aprenda como conseguir seu informe de rendimento para o Imposto de Renda 2025.

Se você é beneficiário do INSS e precisa acessar o seu informe de rendimentos para elaborar a sua declaração do Imposto de Renda (IR), saiba que você pode obter esse documento de maneira simples e fácil.
A época de transmissão do IR começa na próxima segunda-feira (17) e vai até o dia 30 de maio, portanto é importante estar em posse do seu informe de rendimentos, ele é indispensável para a entrega da sua declaração.
Portanto, se você é aposentado, pensionista ou recebe auxílio do INSS, confira nos próximos tópicos como conseguir o seu informe de rendimentos para o Imposto de Renda de 2025.
Quem precisa declarar o Imposto de Renda?
Este aconteceram algumas mudanças no Imposto de Renda, portanto, é importante estar atento a quem precisa declarar o IR para evitar a Malha Fina.
Confira abaixo um resumo de quem precisa declarar Imposto de Renda em 2025, destacando as principais mudanças:
- Quem recebeu rendimento tributáveis acima de R$ 33.888 em 2024, precisa enviar a declaração em 2025 (no ano passado o limite era R$ 30.639,90)
- Limite da receita bruta de obrigatoriedade para atividade rural aumentou de R$ 153.999,50 para R$ 169.440
- Quem atualizou valor de bens imóveis e pagou ganho de capital diferenciado em dezembro de 2024 terá de preencher a declaração
- Quem apurou rendimentos no exterior de aplicações financeiras e de lucros e dividendos passou a declarar anualmente
- As outras obrigatoriedades continuam como na declaração do ano passado.
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Como conseguir o informe de rendimentos do INSS para o IR 2025?
Confira abaixo como conseguir o Informe de Rendimentos do INSS para o Imposto de Renda deste ano:
- Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”
- Faça login com a sua conta Gov.br
- Desça a tela e encontre a aba “Outros Serviços” e depois selecione “Ver Mais”
- Clique em “Extrato do Imposto de Renda”
- Selecione o ano-calendário 2024 (ele será utilizado para o IR 2025
- Escolha o extrato e salve o PDF.
Não se esqueça, esse informe é o principal documento para a sua declaração, se atente aos valores e a outros detalhes do IR para evitar a Malha Fina.
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