Está se aproximando o prazo final para que os contribuintes façam a adesão aos acordos de transação, que são referentes a processos tributários em discussão administrativa.
A medida está prevista pelo edital de Transação por Adesão nº 1, de 2020.
Desta forma, os interessados têm até o dia 29 para fazer a adesão.
A Transação Tributária é uma forma de extinção dos débitos em que há concessões das duas partes – do contribuinte (desistência da discussão) e da Receita Federal (descontos).
Para saber se você pode participar deste edital e como fazer o pedido, acompanhe o artigo e saiba como funcionam os acordos.
A iniciativa é destinada a pessoas naturais, microempresas e empresas de pequeno porte e que possuam débitos tributários em discussão por meio de processos administrativos de até 60 salários-mínimos.
Mas é importante ressaltar que, neste caso, não podem ser incluídos débitos do Simples Nacional.
Desta forma, o contribuinte deverá confessar que é devedor dos débitos incluídos na transação, pelos quais responde na condição de contribuinte ou responsável.
O contribuinte poderá obter redução de até 50% do valor da dívida, que poderá ser paga em até 60 meses.
Para saber se você pode aderir à modalidade de parcelamento, basta verificar se recebeu uma mensagem eletrônica que foi enviada pela Receita Federal para a Caixa Postal do e-CAC.
Então, acesse sua Caixa Postal e verifique se poderá fazer o acordo.
O contribuinte que tiver feito algum parcelamento de débitos pode pedir a desistência da transação e, em seguida, efetuar nova opção incluindo novos processos na negociação.
A adesão é feita por meio de requerimento que está disponível no portal do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), na página da Receita Federal via internet.
Para isso, basta acessar o site e procurar pela seção “Pagamentos e Parcelamentos”.
Depois, selecione o tipo de débito (previdenciário e/ou demais), escolha a modalidade da transação e confirme a adesão.
Utilize a opção “Emissão de Documentos” para obter os recibos da transação e a opção “Emissão de DARF” para emitir as guias de pagamento.
De acordo com a Receita Federal, existem as seguintes opções de pagamentos:
Para qualquer uma destas opções, o valor mínimo das parcelas será de R$ 100,00 para a pessoa natural e R$ 500,00 para a microempresa ou a empresa de pequeno porte, hipótese em que o número de parcelas deverá se ajustar ao valor do débito incluído na transação.
Em caso de descumprimento do acordo, a Receita Federal fará a rescisão da transação.
Por Samara Arruda
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Microempreendedor Individual (MEI), confira algumas das principais dicas para te ajudar com o seu Imposto…
A condenação da KPMG pelo STJ, por negligência na auditoria do Banco BVA, estabelece um…
Entenda a importância dos profissionais de contabilidade e como eles continuam relevantes mesmo com os…
Precisa de um dinheiro a mais? O FGTS pode ser a solução para conseguir arrumar…
Alguns contadores estão com receio das mudanças promovidas pela Reforma Tributária, mas a verdade é…
Declarar os bens no Imposto de Renda é uma necessidade, mas será que erros podem…
Certamente você já ouviu falar no imposto do pecado, nome popular para uma taxação de…
A Reforma Tributária pode impactar também o bolso dos aposentados e pensionistas do INSS? Entenda…
Profissional de contabilidade, elaboramos algumas dicas para te ajudar com o período de transmissão do…
Entenda melhor quem tem direito a receber a restituição do Imposto de Renda e quem…
O Concurso Nacional Unificado (CNU) é um das grandes oportunidades do atual governo para assumir…
Está com o celular da empresa ou desconfia que alguém está suando o aparelho corporativo…
This website uses cookies.