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A precificação correta dos produtos vendidos pela sua empresa pode torná-los um sucesso.
Por outro lado, determinar preços mais altos do que os clientes estão dispostos a pagar, pode fazer com que o negócio perca vendas.
Caso a empresa defina preços de venda muito baixos, poderá acabar operando no vermelho.
Não há uma fórmula única para determinar o preço de venda de um produto.
No entanto, é possível usar estratégias e métodos de precificação diferentes para encontrar um valor que satisfaça a sua empresa e os seus clientes.
Mas como precificar corretamente os produtos da sua empresa? É o que você vai descobrir agora! Confira o artigo completo!
Preço de venda é o valor cobrado pelos produtos oferecidos aos seus clientes.
Esse valor deve cobrir o custo de fabricação, as despesas associadas as vendas e, ainda, permitir que a empresa trabalhe com lucro.
Considere os seguintes fatores ao precificar os produtos da sua empresa.
Antes de precificar os produtos da sua empresa é preciso determinar os custos associados a eles, sejam esses produtos fabricados ou apenas revendidos pela sua empresa.
Se a sua empresa produz os produtos que vende, por exemplo, precisa incluir todos os custos envolvidos na fabricação, desde o desenvolvimento, os materiais e os custos indiretos.
Depois disso será possível obter o ponto de equilíbrio, que determinará o valor mínimo pelo qual o produto deve ser vendido para cobrir o valor investido.
Para precificar os produtos da sua empresa corretamente é preciso conhecer os seus clientes.
A melhor forma de conhecer os seus consumidores é por meio de uma análise de mercado.
O resultado desse processo fornecerá informações valiosas, incluindo a faixa de renda onde de seus clientes e também o perfil de consumo deles.
Com base nessas informações também será possível determinar o quanto os seus clientes estão dispostos a pagar por por um determinado produto, ou seja, a percepção de valor.
Por exemplo, se sua loja atende majoritariamente consumidores de classe média, é importante observar que eles podem não estar dispostos a pagar preços muito altos para adquirir seus produtos.
No entanto, eles também estão buscando qualidade, o que fará com que eles não comprem “qualquer coisa”.
Por isso é importante achar um ponto de equilíbrio para conseguir satisfazer a percepção de valor.
O preço cobrado pelos seus concorrentes também impacta na precificação dos produtos da sua empresa, uma vez que fornecem uma referência que a sua empresa poderá seguir.
É possível, por exemplo, definir preços iguais aos do seu concorrente.
Também é possível fixar preços mais baixos, o que atrairá a atenção de um novo público.
Ou ainda, caso a intenção seja valorizar seus produtos frente a concorrência, aumentar o preço dos produtos vendidos.
Existem várias estratégias para precificação de um produto.
A estratégia escolhida pode depender dos preços praticados pelos concorrentes da sua empresa ou simplesmente do que funcione melhor para o seu negócio.
Abaixo estão algumas estratégias comuns de precificação:
A marcação é um método popular de precificação e consiste na adição de uma porcentagem ao custo de um produto.
Esse processo permite usar percentuais diferentes para itens diferentes.
Para calcular o preço de venda de um produto usando a marcação, é preciso usar a seguinte fórmula:
Preço de venda = Custo do produto + (Custo do produto x Porcentagem de marcação)
Digamos que a sua empresa gaste R$50,00 para fabricar um produto e deseje obter uma margem de lucro de 60%, aplicando a fórmula, obteremos:
R$50 + (R$50 x 0,60) = R$80,00
Nesse caso, um produto com margem de lucro de 60% será vendido por R$80,00.
A porcentagem usada dependerá dos custos associados a fabricação e de quanto a sua empresa espera obter de lucro.
A margem é uma porcentagem que leva em conta o preço de venda e o custo de um produto.
A fórmula usada para calcular a margem de um produto é a seguinte:
Margem = (Preço de venda – Custo do produto) / Preço de venda
Suponhamos que você deseje vender um produto por R$80,00:
(R$80 – R$50) / R$80 = 0,375
A margem desse produto será 37,5%.
Como você pode ver, as porcentagens da marcação e da margem não são as mesmas.
É possível usar a margem para determinar os preços dos produtos vendidos pela sua empresa quando se deseja obter um lucro específico.
Já a marcação é usada para definir o preço de venda de um produto.
O preço Keystone determina que todos os produtos devem ser vendidos com um aumento de 100%.
Essa metodologia de precificação pode não ser a melhor se a sua empresa vender uma grande variedade de produtos, pois, nesse caso, alguns produtos podem apresentar preços muito baixos, por exemplo.
A precificação baseada no valor é determinada pelo mercado.
Mesmo que a marcação ou a margem possam estabelecer um preço mais baixo, os clientes podem estar dispostos a pagar mais por causa do valor percebido.
Os clientes podem perceber um valor maior com base na experiência de consumo.
Podem ainda perceber um valor maior por identificarem um produto novo ou raro.
Como o próprio nome diz, representa o preço sugerido, ou seja, é o preço que o fabricante recomenda que o produto seja vendido.
Esse procedimento permite que os fabricantes padronizem os preços de seus produtos em diferentes varejistas.
O preço sugerido facilita a precificação dos seus produtos, mas, impossibilita que a sua empresa obtenha uma vantagem sobre seus concorrentes.
Quer mais detalhes sobre como precificar os seus produtos de forma assertiva? Assista a live Gestão 4.0 com o tema “Como Precificar meus Produtos com Análise de Dados”.
Confira o vídeo completo:
Fonte: Mainô
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