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MPEs: Digitalização não se restringe ao acesso à internet e ao uso do Whatsapp

No Brasil, as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) respondem por cerca de 30% da produção de riqueza do País, segundo dados da FGV Projetos – um percentual que vem crescendo ao longo dos últimos anos.

Recentemente, o IBGE apontou uma tendência da formalização dos negócios. Em 2007, apenas 11% dos empreendimentos eram formais e este percentual subiu para 53% em 2019.

Apesar desta formalização, uma pesquisa realizada pelo Capterra – comparador de softwares B2B que pertence ao Gartner – identificou que apenas uma de cada quatro MPEs utiliza um software para gerenciar as contas, sendo que 15% delas ainda fazem a contabilidade da empresa em caneta e papel.

Já a pesquisa nacional “Transformação Digital das MPEs”, realizada pelo Sebrae em 2018, identificou que 43% das empresas ainda fazem a gestão financeira do seu negócio em um caderno ou folha de papel, enquanto apenas 27% usam sistemas como as planilhas.

Se, por um lado, temos um cenário promissor de valorização e formalização das MPEs, por outro, podemos verificar que as MPEs ainda têm muito a avançar na utilização e integração no uso de sistemas de gestão em seus empreendimentos.

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Nós que estamos imersos no segmento de tecnologia da informação, falamos muito em transformação digital diariamente. Entretanto, precisamos nos empenhar para explicar aos proprietários das MPEs o que é essa tal “transformação digital”, trazer exemplos práticos e apoiá-las nas mudanças.

Pensando na realidade destas empresas, creio que o processo de digitalização não se restringe ao acesso à internet e ao uso do Whatsapp.

A transformação é muito mais profunda e promove ajustes no modelo de negócios nos processos e treinamento dos colaboradores e também dos donos das empresas.

Os empreendedores precisarão se renovar para entender o cenário complexo no qual a organização está inserida. Para as empresas de tecnologia, é um desafio oferecer sistemas adequados às MPEs para que elas migrem a gestão definitivamente (e bem) do papel para os softwares.

As mudanças econômicas e mercadológicas ocorridas nos últimos anos têm obrigado as empresas de todos os portes a avaliarem continuamente o seu posicionamento e diferencial competitivo.  

A digitalização é prioridade para organizações privadas e para o setor público. Para as MPEs, trata-se de um imperativo, relacionado diretamente à sobrevivência da empresa. Dados levantados pelo Serasa apontam que 90% dos pedidos de recuperação judicial, realizados até junho de 2020, vieram das pequenas e médias empresas.  

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Fazer com que as MPEs sejam reconhecidas pelos clientes em seu entorno e estabelecer o tão desejado “diferencial competitivo” demanda dedicação, estudo e ação. E, hoje em dia, a criação do diferencial competitivo de qualquer empresa tem como base a digitalização, que se estabeleceu como imprescindível para empresas de todos os setores e de todos os portes.

Por Ariane Abreu – Diretora Comercial da VCOM Tecnologia

Esther Vasconcelos

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Esther Vasconcelos

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