A crise econômica adicionada à pandemia da Covid-19 gerou desemprego, aumento da miséria e um alto índice de inadimplência no mercado. Diante disso, muitos brasileiros se viram endividados. Sem dinheiro e sem emprego, como pagar as contas?
Por outro lado, como o empreendedor pode controlar as taxas de pagamentos atrasados? Afinal é essencial para a saúde da empresa ter sob controle a inadimplência. Empresas que utilizam SaaS precisam estar sempre sob constante monitoramento. Para isso, a utilização de um bom sistema de gestão financeira e de cobranças é fundamental.
Após anos de crise econômica, a inadimplência se tornou um problema gravíssimo no Brasil. Vamos falar sobre este tipo de tecnologia e como pode ajudar a controlar o prejuízo em seu negócio.
Primeiro vamos esclarecer o que é isso. SaaS, ou Software como Serviço, é um modelo de uso de software
baseado na nuvem, ou seja, o sistema fica alojado remotamente e pode ser acessado via internet.
A fornecedora/desenvolvedora da aplicação o disponibiliza mediante pagamento mensal, trimestral, semestral etc., como um serviço, não como produto. Geralmente, não é preciso instalá-lo em computadores, pois funciona de maneira online.
A empresa ou pessoa que contrata essa forma de programa, normalmente, paga pela utilização das funcionalidades das quais necessita, pois nem sempre é preciso adquirir todos os recursos do sistema.
Empresas que vendem software como serviço precisam enfrentar a inadimplência todos os meses.
Além dos atrasos intencionais, existe a possibilidade de que uma parcela dos devedores não tenha feito o pagamento por esquecimento. Identificar quem são esses clientes, seus motivos de atraso e agir para que ele possa fazer o pagamento deve ser uma prioridade para o gestor.
O Saas ainda pode ser utilizado para coordenar tentativas inteligentes de cobrança no caso de cartões de crédito, ou mesmo oferecer novos meios de pagamentos.
Seguem algumas sugestões que podem manter a saúde financeira em uma empresa SaaS.
Quanto mais pagamentos em débito automático melhor para seu negócio. Por isso, faça promoções que incentivem o cliente pelo pagamento à vista como, por exemplo, preços mais reduzidos por mais tempo de uso.
Como existe a concorrência de mercado, invista no bom atendimento ao cliente. Atente para ações personalizadas e de fidelização. desta forma, ele pensará antes de cancelar qualquer serviço.
Se antecipe ao problema. Afinal, prevenir é melhor do que remediar. Isso pode ser feito por meio de ações pré-definidas e padronizadas. Por exemplo, você pode criar uma régua padronizada de cobrança para todos os clientes.
Estar sempre com os dados do cliente organizados é possível fazer um acompanhamento do histórico financeiro dele, e se antecipar a eventuais problemas. Afinal, empecilhos podem ocorrer com qualquer um e acompanhar os pagamentos dos clientes pode ser uma boa ação.
Quando não há mais chances de fazer algum tipo de acerto com um cliente que já se tornou inadimplente, sua empresa precisa estar preparada para isso. O primeiro passo é ter um espaço no custo para absorver essa inadimplência, o segundo passo é procurar meios judiciais para tentar rever a situação.
Investir em tecnologia ajuda muito a diminuir a taxa de inadimplência em empresa SaaS. Afinal, muitas instituições já estão fazendo uso de inteligência artificial para melhorar a política de crédito.
Até porque, nem sempre uma simples análise do score do cliente, bem como do seu nome, vão garantir que em um futuro ele fique inadimplente. Além disso, é importante manter sempre um bom gerenciamento das operações financeiras na empresa.
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