Departamentos de Compliance devem se tornar ainda mais presentes e atuantes no gerenciamento da crise

Os efeitos econômicos decorrentes da pandemia de covid-19 impactaram o mundo corporativo, trazendo um alerta também aos departamentos de compliance, na medida em que a crise aumenta os riscos de irregularidades. 

A preocupação com fraudes e com os desvios de conduta evidenciam a necessidade das boas práticas de governança corporativa, responsáveis por primar e disseminar os preceitos éticos entre os gestores e funcionários das empresas.

É o que afirma Zulmir Ivânio Breda, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). 

“A contabilidade brasileira está alinhada ao compliance na busca da conformidade e da obediência às leis internas e externas, que tem se tornado cada vez mais importante no comportamento organizacional”, informa Zulmir Breda.

De acordo com o presidente do CFC, a adoção de padrões internacionais no que se refere a legislação e normatização está contribuindo para uma mudança de postura na cultura das organizações brasileiras.

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“O zelo pela integridade no ambiente organizacional trouxe à tona a questão da ética e o resgate de valores por parte da empresa, algo essencial para sua permanência no mercado, que vem aumentando seu grau de exigência a cada dia”, avalia. 

A diretora executiva do CFC, Elys Tevania Carvalho, ressalta que, durante a pandemia, as instituições e os serviços tiveram que se reinventar em relação a seus processos de trabalho.

Por isso, de acordo com ela, os departamentos de compliance devem se tornar ainda mais presentes e atuantes, fazendo parte integral do gerenciamento da crise. 

Contador tem papel estratégico no compliance das organizações

De acordo com o Panorama dos Programas de Compliance em Empresas de Capital Fechado, documento elaborado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), 35,6% das empresas pesquisadas possuem uma área de compliance dedicada.

Nas empresas com faturamento acima de R$ 1 bilhão esse percentual sobe para 56%.

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No entanto, a pesquisa aponta que em apenas 30,8% das organizações a área de compliance é vista como estratégica e com influência sobre as decisões da empresa. 

“É importante deixar claro dentro do ambiente empresarial que só é possível superar a crise respeitando as regras. Nesse contexto, o profissional da contabilidade tem a expertise necessária para assessorar a organização contra as práticas ilegais e também no resgate dos valores morais e éticos”, reforça a contadora Elys Tevania Carvalho. 

Em sua rotina nas empresas, o profissional da contabilidade lida com muitas normas e com um vasto número de informações que serão a base para a preparação de seus registros, relatórios e análises.

“Tendo em vista essa natureza, é totalmente compreensível que exista uma cobrança maior quanto a uma conduta ética e exemplar desse profissional. Assim, as informações produzidas devem refletir a visão justa e verdadeira das transações”, observa o presidente do CFC.

Nesta pandemia ficou claro que a disseminação da cultura de compliance é de extrema importância e também um grande desafio.

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“É preciso que as empresas ressignifiquem suas ações, pois, mais do que nunca, o compliance deverá estar completamente integrado aos seus objetivos de negócios”, conclui Zulmir Breda.

Sobre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

O Conselho Federal de Contabilidade é uma Autarquia Especial Corporativa dotada de personalidade jurídica de direito público e tem, dentre outras finalidades, a responsabilidade de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal; decidir, em última instância, os recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais, além de regular acerca dos princípios contábeis, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada, bem como editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional. 

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Gabriel Dau

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