Circunstâncias que podem colocar seu benefício na mira do pente-fino do INSS

O pente-fino é uma força tarefa realizada para reforçar a fiscalização e revisão dos cadastros aprovados na concessão de benefícios do INSS, que pode acabar até cancelando o pagamento do mesmo.

Desta forma, os servidores iniciam uma análise individual da documentação de cada segurado, conforme o benefício pago e suas exigências.

Antes de qualquer medida extrema, de bloqueio ou cancelamento do benefício, o INSS entra em contato com o beneficiário para o envio de documentações que possam garantir o direito ao pagamento.

É necessário que o segurado mantenha suas informações atualizadas, principalmente seus dados para contato, como endereço e número de telefone. 

Ao receber uma carta ou e-mail do INSS, o segurado possui o prazo de até 60 dias para apresentar os documentos solicitados pelo Instituto.

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A suspensão ou cancelamento do seu benefício pode ser realizada em razão da falta de perícia médica, principalmente para os benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, ou pela falta de atualização cadastral.

O INSS tem até 10 anos para efetuar a revisão da aposentadoria e pensão concedida. 

Depois desse período, a análise só é permitida nos casos de indício de fraude ou má-fé.

Se existir alguma solicitação de documentos, estes devem ser enviados com urgência.

Cai no Pente-fino do INSS, e agora?

Preste bastante atenção aos documentos solicitados pelo INSS, principalmente se o seu benefício é por incapacidade.

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Tenha em mãos todos os seus atestados, receitas e exames atualizados para comprovação da sua incapacidade.

Após reunir toda a documentação necessária, entre no site do Meu INSS e utilize o serviço “Cumprimento de Exigência” e siga os procedimentos indicados pelo site.

Também existe a possibilidade de realizar o cumprimento de exigências pessoalmente, entregando todos os comprovantes em alguma agência do INSS.

Documentação necessária para regularizar a sua situação:

Após agendar a perícia o segurado deve ter em mãos:

  • Documentos médicos originais do beneficiário (exames, laudos, receitas para comprovar a doença e o tratamento);
  • Ao menos um documento original de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS);
  • O procurador cadastrado ou representante legal, se houver, também deve levar documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF;
  • Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda), se for o caso.

Depois da perícia, o segurado deve aguardar às 21h do mesmo dia, acessando o Meu INSS.

Clique para ver o resultado, e o site informará se o seu pedido foi concedido ou indeferido se a decisão já tiver sido tomada pelo Instituto.

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Se não conseguir visualizar o resultado pelo Meu INSS, o segurado pode ligar no 135 e informar que precisa realizar um acerto pós-perícia.

Os funcionários do INSS devem consultar as pendências necessárias a serem solucionadas e conceder orientações ao segurado.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

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Gabriel Dau

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