Arrecadação do Simples Nacional: Entenda o que é e conheça as formas de pagamento

Primeiramente, o Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos, criado pelo Governo a fim de facilitar a Arrecadação do Simples Nacional e contribuição de tributos de Micro e Pequenas Empresas, incluindo os Microempreendedores Individuais, que são optantes por este regime. 

Este modelo de regime tributário reúne vários impostos em uma única guia mensal (DAS), reduzindo custos e burocracias, para que empreendedores inscritos neste regime do Simples Nacional cumpram todas as obrigações fiscais necessárias. Desta forma, o Governo garante incentivo a todos os microempreendedores do país a formalizarem e regularizarem seus negócios de acordo com a lei.

Neste conteúdo vamos abordar: 

  • O que é a Arrecadação do Simples Nacional
  • Quais são os impostos abrangidos pelo Simples Nacional
  • Como fazer o pagamento da Arrecadação do Simples Nacional

Leia também: Confira 6 Mitos E Verdades Sobre DAS MEI 

O que é a Arrecadação do Simples Nacional

A Arrecadação do Simples Nacional, ou DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), é uma guia de pagamento dos tributos criada em dezembro de 2006 para pequenas e médias empresas inscritas nesse regime simplificado. 

Com o objetivo de simplificar e assegurar a legalização do empresário perante a Receita Federal, o DAS reúne, em uma única guia, tributos como IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, entre outros, que citaremos neste artigo. Neste regime tributário, as tabelas de alíquotas de impostos são reduzidas, além de ter que emitir menos declarações.

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Nem todas as empresas podem optar pelo enquadramento. Existem algumas regras definidas para aqueles que possuem interesse em inscrever os seus negócios no regime do Simples Nacional, que são:

  • Apenas micro e pequenas empresas podem de inscrever no regime do Simples Nacional;
  • As microempresas podem ter até 360 mil reais no faturamento dos últimos 12 meses;
  • Enquanto as empresas de pequeno porte devem ter entre 360 mil a 4,8 milhões de reais nos últimos 12 meses;
  • Não possuir sócios (apenas no caso de serem pessoas físicas);
  • Não dispor de débitos em aberto com a Receita Federal, Municipal, Previdenciária e o Governo Brasileiro;
  • Entre outros.

Ainda mais, o pagamento da DAS (Arrecadação do Simples Nacional) ocorre por meio do cálculo entre o faturamento mensal da empresa e sua atividade cadastrada. É válido ressaltar que, o recolhimento desses tributos acontece mensalmente pela Receita Federal, onde a mesma repassa os respectivos valores aos federativos competentes (União, Estados, Distrito Federal e Municípios). 

Além disso, o pagamento da guia de pagamento da Arrecadação do Simples Nacional acontece até o dia 20 de cada mês.

E, caso a sua empresa inscrita no Simples Nacional ultrapasse o valor máximo de faturamento ($3,6 milhões de reais), serão cobradas outras obrigações acessórias similares aos outros regimes, como o Lucro Presumido e o Lucro Real. 

Leia também: CONFIRMADO! DAS MEI 2023 Vai Aumentar De Valor A Partir De Maio

Quais são os impostos abrangidos pela Arrecadação do Simples Nacional?

A princípio, como citamos anteriormente, a Arrecadação do Simples Nacional abrange em um único pagamento, diversos tributos que são necessários para regularizar as micro e pequenas empresas de acordo com a Receita Federal. 

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Os impostos inclusos neste pagamento mensal, são:

  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • Contribuição Patronal Previdenciária (CPP);
  • Imposto sobre serviços (ISS).

Os valores de pagamento variam de acordo com cada atividade cadastrada e o faturamento anual da empresa, ou seja, sua empresa poderá pagar tributações diferentes de acordo com cada uma dessas atividades.

Por fim, ao manter o pagamento em dia, diversos benefícios são ofertados para as empresas regularizadas como: a redução do valor dos impostos, simplificação das obrigações acessórias e das regras trabalhistas, maior facilidade ao acesso de crédito, entre outros.

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Como fazer o pagamento da Arrecadação do Simples Nacional?

Desde já, a fim de facilitar os processos da Arrecadação do Simples Nacional pelos contribuintes, existem diversas formas de pagamento das tributações necessárias que garantem a regularização da sua micro ou pequena empresa. Elas também variam de acordo com a escolhida pelo contribuinte.

Agora, iremos citar as formas de pagamento do DAS:

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Débito Automático

Por meio da debitação automática, o valor é creditado automaticamente da sua conta bancária. Dessa forma, você se certifica de que não terá atrasos nos pagamentos das alíquotas.

Lotéricas

 Caso prefira o pagamento de forma presencial, basta imprimir a guia de pagamento ou possuir o código de barras e apresentá-los na lotérica mais próxima de você.

Internet

Também é possível fazer o pagamento da Arrecadação do Simples Nacional pela internet. Porém, neste caso, será necessário possuir o Certificado Digital para comprovar a sua identidade no âmbito virtual.

Ainda mais, caso ainda não tenha um Certificado Digital, a CertClick é uma Autoridade de Registro vinculada à Certificadora Soluti e que está apta a emitir certificado, seja para pessoa física ou jurídica no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Você também pode declarar o seu imposto de renda com o Certificado Digital através do e-CPF. Com essa certificação, certos dados serão preenchidos de forma automática e, assim, o processo se torna mais ágil e desburocratizado.

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Além disso, a CertClick oferece soluções de Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas, a fim de facilitar o cotidiano no meio digital e comprovação identitária.

Agência bancária

Por último, mas não menos importante, as agências bancárias também possuem a mesma forma de pagamento nas lotéricas. Basta levar a guia de pagamento em mãos ou o código de barras e fazer o pagamento na instituição bancária de sua preferência.

Conclusão

Assim, percebe-se a importância em manter a Arrecadação do Simples Nacional em dia com o intuito de regularizar as tributações necessárias para as empresas inscritas neste regime, além de garantir a renovação dos benefícios da sua empresa. 

E conte com a CertClick para a emissão do seu certificado digital, te auxiliando nas principais transações virtuais e que necessitam de comprovação de identidade!

Original de Gestão Click

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Leonardo Grandchamp

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