Aprenda a definir o seu nicho de mercado

Escolher dentre os diversos nichos de mercado é uma das etapas iniciais para que o empreendedor consiga alavancar a sua carreira e se desenvolver com sucesso.

O nicho de mercado é uma ótima alternativa para fugir da concorrência acirrada e oferecer soluções especializadas para pessoas e/ou empresas que possuem determinadas necessidades.

Seja oferecendo produtos de decoração ecológicos, prestando serviços de locação de empilhadeira, entre outros, ao definir um determinado nicho de mercado para a sua marca, você também determina o seu público e as estratégias para direcionar de maneira otimizada.

Mas, afinal, como é possível definir um nicho de mercado? No post abaixo, você verá algumas dicas que irão ajudar você a escolher o seu nicho ideal.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?

Advertisement
publicidade

1. Faça uma lista de temas que você domina

O primeiro passo é pensar em algo que você gosta de fazer.

Apesar de muitos empreendedores levarem em consideração somente as oportunidades de mercado na hora de escolher um nicho, é sempre necessário ler e estudar sobre o mercado em questão.

Por isso, para que o processo de aprendizagem e monitoramento do nicho seja mais eficiente, é importante escolher algo que você realmente sabe desempenhar bem.

Se você gosta de aprender sobre a formulação de bebidas, por exemplo, talvez o nicho de insumos para cerveja possa ser uma grande oportunidade.

Saiba que nem sempre o tema que você tem mais interesse é o ideal para abordar, no entanto, isso não significa que você deva trabalhar com nichos que não se identifica.

Advertisement
publicidade

2. Avalie oferta x procura

Também é muito importante analisar se existe uma demanda considerável pelo produto e serviço que você quer oferecer.

Afinal, ninguém quer direcionar o seu investimento por um negócio sem perspectivas, não é mesmo?

Nicho de mercado

E para analisar a procura e a presença de um público-alvo, você pode utilizar ferramentas como o Google Keyword Planner, Keywordtool.io e ao SEMrush, entre outros softwares de busca por palavras-chave.

Assim, você verifica se existe procura por produtos similares vendidos nos sites que aparecem nos buscadores.

3. Analise a concorrência

Assim como avaliar a oferta e procura, saber se você consegue competir nesse segmento é crucial para garantir a sua sobrevivência no nicho de mercado.

Sendo assim, analise quais serão os seus diferenciais competitivos e compare com a concorrência.

Advertisement
publicidade

Com uma pesquisa detalhada sobre a sua concorrência, é possível entender a forma como eles operam e a relação deles com o público.

Apesar desse trabalho exigir mais dedicação, vale muito a pena realizar a análise de concorrência, uma vez que ela promove mais clareza sobre a oportunidade que o nicho oferece.

4. Realize testes

Por fim, uma vez que você já está certo sobre o seu nicho de mercado, está na hora de testar a sua ideia no mercado.

Se você decidiu vender disco flap, por exemplo, a melhor forma de começar é operando com protótipos, ou até fluxos simplificados de operações, no caso de serviços.

Lembre-se também de criar estratégias para divulgar e levantar o seu produto ou serviço até o seu público-alvo, seja na web ou por meio de publicidades em geral.

Advertisement
publicidade

Agora que você já sabe como é possível definir com sucesso o seu nicho de mercado, o que está esperando para começar o seu planejamento? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Wesley Carrijo

Notícias recentes

MEI, veja 5 dicas para declarar o seu Imposto de Renda em 2025!

Microempreendedor Individual (MEI), confira algumas das principais dicas para te ajudar com o seu Imposto…

16 de março de 2025

Condenação da KPMG e a Responsabilização de Auditorias no Mercado Financeiro

A condenação da KPMG pelo STJ, por negligência na auditoria do Banco BVA, estabelece um…

16 de março de 2025

Contabilidade 2025: entenda a importância do profissional contábil

Entenda a importância dos profissionais de contabilidade e como eles continuam relevantes mesmo com os…

16 de março de 2025

Novo saque do FGTS liberado ainda este ano? Quem pode fazer

Precisa de um dinheiro a mais? O FGTS pode ser a solução para conseguir arrumar…

16 de março de 2025

Por que contador poderá ganhar mais com a Reforma Tributária?

Alguns contadores estão com receio das mudanças promovidas pela Reforma Tributária, mas a verdade é…

16 de março de 2025

Você pode perder seu carro se errar na declaração do Imposto de Renda? Entenda

Declarar os bens no Imposto de Renda é uma necessidade, mas será que erros podem…

16 de março de 2025

Imposto do Pecado: como funcionará após a Reforma Tributária

Certamente você já ouviu falar no imposto do pecado, nome popular para uma taxação de…

16 de março de 2025

Reforma Tributária e Aposentados do INSS: o que muda na prática?

A Reforma Tributária pode impactar também o bolso dos aposentados e pensionistas do INSS? Entenda…

16 de março de 2025

Contabilidade: 5 dicas para se preparar para o IRPF 2025

Profissional de contabilidade, elaboramos algumas dicas para te ajudar com o período de transmissão do…

16 de março de 2025

Imposto de Renda: quem tem direito à restituição em 2025?

Entenda melhor quem tem direito a receber a restituição do Imposto de Renda e quem…

15 de março de 2025

Governo avisa sobre mensagem de abertura das inscrições para o CNU 2025

O Concurso Nacional Unificado (CNU) é um das grandes oportunidades do atual governo para assumir…

15 de março de 2025

Como saber se alguém está usando seu celular corporativo remotamente

Está com o celular da empresa ou desconfia que alguém está suando o aparelho corporativo…

15 de março de 2025

This website uses cookies.